Fruto de um edital da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, os livros da Coleção Coco de Roda chegam ao circuito editorial e movimentam um segmento cada vez mais crescente em Alagoas. Os textos O segredo do rio Mundaú, de Sara Albuquerque, Upiara, de Eliana Maria, Pescando histórias à beira-mar, de Daniel Libardi e Adélia Souto, O que só as minhocas podem ver, de Luana Teixeira e O baile das meninas, de Geisa Andrade, foram selecionados por um conselho editorial e serão relançados no estande da Cepal na V Bienal Internacional do Livro de Alagoas.
Um dos pontos que chamam a atenção neste edital é o fato de ter contemplado uma safra de autores e ilustradores estreantes na publicação de texto para crianças. Nos livros infantis, o ilustrador é visto como coautor, então vale destacar a importância dos desenhos produzidos por Bruno Clériston, Thiago Oli, Chris K, Emanoel Melo e o Estúdio Alba, que deram aos textos a possibilidade de leitura no plano das imagens.
Os trabalhos reconfiguram, numa linguagem ficcional, temas do universo da história, cultura e geografia de Alagoas. A seleção utilizou como critérios a criatividade e o desenvolvimento do texto dentro dessa temática, como também levou em consideração a qualidade artística do enredo. “Criança não gosta de literatura de má qualidade. Se é ruim, ela simplesmente não se interessa”, enfatiza Janayna Ávila, coordenadora editorial das publicações.
O lançamento oficial da coleção, no dia 27/09, na Escola Estadual Maria Rosália Ambrósio, no Cepa, reuniu 250 crianças. “Foi uma festa muito bonita. Tão bom ver aquelas crianças, que vão à escola de havaiana porque não têm tênis, com os olhos brilhando diante da contação de histórias da Cia do Chapéu, dos livros e das palhaças que animaram a festa… Muito recompensador!”, relembra Janayna. Com a grande repercussão do lançamento e a abertura para a descoberta de novos autores, a Cepal pretende dar continuidade ao edital, lançando outra edição no ano que vem.
A comercialização dos livros está sendo realizada nas livrarias da Edufal e Campo dos Letras, bem como na banca Porto Seguro. A reserva dos direitos autorais, conforme previa o edital, ficou estabelecida com a entrega de uma cota de livros para cada autor. Na contramão de um Estado com altos índices de analfabetismo e na ausência de leis de incentivo à cultura, a publicação de cinco títulos de literatura infantil, de uma única vez, representa um avanço na direção de uma política pública de incentivo à leitura.
Sinopse dos livros da Coleção
O segredo do rio Mundaú – a história se passa na serra da Barriga e tem como protagonista o herói Zumbi. O livro trata da luta desse guerreiro para libertar os escravos.
Upiara – narra a luta de um pequeno índio da tribo kariri, que nasceu com uma marca no rosto e precisa provar que sua diferença não o torna inferior.
Pescando histórias à beira-mar – faz um passeio por velhas lendas contadas nas vilas do litoral alagoano.
O que só as minhocas podem ver – explora de forma lúdica um trecho importante na história de Alagoas: a ocupação da cidade de Penedo por holandeses e portugueses, a partir do ponto de vista de duas minhocas: Xinoca e Jurema.
O baile das meninas – trata de um grupo de meninas que dançam pastoril em São Miguel dos Milagres, no litoral Norte de Alagoas. Na noite da estreia, uma delas desaparece, deixando a cidade atônita.
Contatos
3315-8303 / 3315-8305
comercial@imprensaoficial.al
Deixe um comentário