O ABSTRATO de Ddaniela Aguilar

“Eu não sei desenhar a realidade”, dispara entre um sorriso e outro, a ilustradora mineira Ddaniela Aguilar, num bate-papo animado, que era para ser mais um encontro entre amigas, mas acabou se transformando em tema de entrevista para o portal Mundo Leitura

Por Claudia Lins e Simone Cavalcante

Em sua meteórica passagem por Maceió, após alguns goles de água de coco, cafezinhos e pães de queijo, Ddaniela  nos contou sobre sua mais recente aventura artística, que é se lançar ao universo da literatura infantil em Barcelona, onde está morando, produzindo novas imagens. Ela acaba de realizar um curso na Universidade Autónoma de Barcelona (EINA), voltado para o mercado editorial infantojuvenil.

Intensos e coloridos, assim tem sido os dias e noites de Ddaniela, desde que se mudou da capital alagoana em busca de novos ares para criação. Mesmo longe do Brasil, a designer têxtil continua desenhando estampas para grifes de moda jovem, cumpre uma agenda de cursos e ainda encontra tempo para inventar mil e uma novidades. Quem a conhece sabe que ela é assim mesmo, não consegue ficar parada, vive envolvida em vários projetos ao mesmo tempo, encontra energia para fazer tudo o que deseja, e está sempre experimentando novas possibilidades artísticas.

"Las Aventuras" Ddani Aguillar

A maratona de seis meses de curso, convivendo com ilustradores europeus e da América Latina, só aumentou sua paixão pela literatura infantil, uma história que ela admite ainda estar nos primeiros traços.

Conviver com os melhores do ramo, conhecer as diferentes técnicas de ilustração e preferências do mercado editorial europeu, serviu para reafirmar o encantamento de Ddaniela pelo novo caminho escolhido. Mas tudo isso trouxe também uma certeza, a de que esse caminho passa pela arte abstrata, fonte de inspiração para seus trabalhos.

Tomando chá com ALICE

Ddaniela não sabe ao certo quando exatamente começou sua história com a literatura infantil. Ela era criança e se lembra de ter passado muitos verões tomandos chás com Alice, aquela mesmo, a do País das Maravilhas.

“Ganhei o livro quando tinha uns seis anos, vivia com ele o tempo todo, depois vieram as fábulas de Esopo, a raposa e as uvas, que eram verdes, mas eu jurava que estavam maduras”, conta num riso aberto.

El acendedor de yesca

A alegria contagiante é uma característica marcante dessa mineirinha expansiva, cidadã do mundo. “As imagens dessas histórias me acompanharam a vida inteira, ficaram no meu universo, e eu sempre me enxergava como uma senhorinha de uns 80 anos fazendo ilustrações de livros. Ainda bem que tudo começou a acontecer bem antes”,  diverte-se.

No portifólio que Ddaniela começa a construir, até agora são três livros publicados. O primeiro foi na década de 90, época de seu engajamento com a causa da reciclagem. Dani Pet, foi um projeto criado por uma amiga para conscientizar as crianças sobre a importância da reutilização de materiais descartáveis, e falava de uma menina chamada Dani, com uma história de vida bem parecida com a dela.O livro esgotou, mas Ddaniela pensa em refazê-lo, agora com novas técnicas de ilustração.

Ela lembra, que depois dessa primeira experiência com a literatura infantil, a vida seguiu seu curso normal, o que no seu caso quer dizer o mesmo que: agitado e intenso. Mas ano ano passado, estava ela produzindo para uma exposição, recolhida no ateliê do sítio onde morava em Fernão Velho, Alagoas, quando surgiu o convite para ilustrar dois livros do Selo Passarada, Ventania e o Mapa do Tesouro e No Reino de BILINGUINDONE, ambos com lançamentos previstos para este ano, durante a V Bienal do Livro de Alagoas.

“Ilustrar esses dois livros resgatou o desejo antigo  de me tornar ilustradora e o curso que acabo de fazer em Barcelona só aumentou ainda mais esse desejo, me orientou e deu o foco certo para o mercado editorial. Hoje vejo na ilustração infantil um universo amplo e sinto que ainda estou engatinhando. Percebo que tenho mais este meio de comunicação para minha arte e é o que quero continuar fazendo. Sabe quando você sente que algo veio para ficar na sua vida? É o que sinto agora”, traduz Ddaniela.

MODA, Literatura e TARÔ

No mundo da moda, quem já teve o prazer de assistir as exposições e desfiles de Ddaniela, com suas inusitadas coleções feitas de sucata e esculturas de lixo, é capaz de compreender porque cada trabalho dessa artista carrega as marcas da experimentação e da ousadia. “Acredito que ainda vou experimentar muito, é claro que com um olhar diferente do olhar da artista, mas certamente levarei para meus desenhos na literatura a experimentação, tanto na pintura quanto na utilização de objetos e novos suportes”, diz Ddaniela, que acaba de lançar livro O Segundo Símbolo, uma trajetória de seus 25 anos como designer têxtil.

“Esse livro foi importante porque eu consegui condensar um pouco do meu universo que é muito amplo. Nele pude expor minhas experimentações com estampas e esculturas, todo meu processo de busca e minhas diferentes fases, pois gosto de me envolver em vários projetos, faço 10 coisas ao mesmo tempo, essa é minha forma de trabalhar. E O Segundo Símbolo deu uma dimensão de tudo isso, do que fiz até agora, até onde fui e para onde vou caminhar”.

Com o mesmo entusiasmo de quem um dia viajou o Brasil armando tendas em praças para comprar os sonhos das pessoas, a artista que se descobriu ilustradora anuncia alguns de seus novos projetos, que incluem a ilstração de um tarô cigano, experiência que a fará mergulhar em estudos e descobertas sobre o universo dos arcanos,  figuras que compõem a arte milenar da adivinhação,  ensinada atráves dos tempos pelas escolas secretas de mistérios.

Ddaniela também está ilustrando um livro com 10 contos, produzido por uma autora catalã e fez questão de encerrar nosso bate-papo afirmando que seus planos para a literatura infantil são muitos, mas alguns trabalhos por enquanto são segredos. No entanto, os leitores que desejarem conhecer os tons e formas dessa ilustradora, podem ficar certos de que o futuro lhes reservará inesquecíveis surpresas, afinal, por onde caminhar Ddaniela Aguilar sempre existirá o novo, o divertido e o encantado.


10 comentários

  1. Realmente DDaniela é um “vulcão” de criatividade e muito trabalho. Quem a conhece sabe muito bem o que é isso.
    Parabéns a todos os que fazem o Selo Passarada.

  2. Claudia e Simone,
    obrigado por fazer parte do mundo Leitura.
    bjs muitos, muitos….

  3. Deusa Ddani, você é o máximo!!!! Eu sempre soube disso. Não é surpresa para mim, mas a alegria depois de ler a reportagem é enorme, como se fosse seu primeiro sucesso.

    Encantadora! Criativa ao extremo. Desbravadora. Ousada. Moderníssima. Poderosa!!! Como você faz – e muito, muito bem – dez coisas ao mesmo tempo, a gente tem que correr muito para conseguir cumprimentar você de perto. Ah, sim, isso é uma loucura.

    Como você está cada vez mais famosa e fashion, estou guardando a sete chaves: a blusa maravilhosa que você fez e me presenteou nos anos 90; um exemplar da 1a. edição de Dani Pet; a tela maravilhosa que encanta a todos que chegam aqui em casa; e as relíquias das nossas fotos juntas – antigas e novas.

    Beijos no coração.

    Da amiga Leila.

  4. Oi Dani amiga querida. Saudades e parabéns pelo trabalho sempre lindo que alimentará sempre sua-nossa criança dos 8 aos 80 anos. Tudo de Bom! Aguardo vc aqui para um encontro com Baco. Bjo!

  5. Una alegria descubrir tu trabajo al revisar mi facebook. Me parecio sumamente creativo y hermoso esteticamente. Que lindo en este mundo tan interconectado tener noticias tan lindas de nuestros amigos en Maceio. Un abrazo para vos y manuel de parte de Mirta y mio

  6. Amiga, que coisa mais linda, bem não dava para esperar menos, pois essas ilustrações e esse trabalho voltado para o lado infantil é sua cara inovadora em busca de mais e mais, pois vc faz com muito amor e carinho tudo que toca.
    Desejo muito sucesso. bjs

  7. DANI,PARABENS PELO SEU DESEMPENHO.DEUS FOI QUEM LHE DEU E LHE DA MUITA SABEDORIA PARA ESCREVER E DESENHAR COISAS EXCLUSIVAS.VOCÊ É MUITO ESPECIAL.DEUS LHE ABENÇOE NESTA SUA CAMINHADA.ABRAÇOS SAUDOSOS,
    JAQUELINE

  8. Ddani!!!! Que bacana estes “frutos” seus! Fico feliz por voce! Gostaria de adquirir algum destes livros para minha Luiza, ela é sua fa!!

    PARABENS POR MAIS ESTA CONQUISTA!!!! bjss

  9. Parabéns Dani! Que trabalho lindo! Seu talento é notável, sou super fã , muito sucesso sempre, vc merece. Bjosssss

  10. Daniela, a cada dia você nos surpreende mais .Tudo o que faz é lindo , criativo e nos faz viajar no encanto de seus desenhos, imaginando histórias com final feliz .Tenho certeza que esta parceria com o mundo infantil irá realizar os sonhos de crianças de todas as idades.Sou sua fã! Sucesso sempre.Bjs