Série vencedora do I Prêmio Roquete-Pinto de fomento à produção de programas radiofônicos conta histórias do mundo, tendo a música como condutora da narrativa
Claudia Lins
Para ouvir uma boa história basta pegar o fone e se permitir viajar no embalo das contações de Ajapá, uma tartaruga de mil anos, que com seus passos lentos vive uma jornada de caminhada sobre a terra. E os contos que o sábio animal ouviu mundo afora agora podem ser compartilhados com todos que amam histórias. É assim, com o simples recurso de um aparelho de som, que os atores do grupo Mosaicos espalham as lendas extraordinárias recontadas por Ajapá. Os áudios, também disponíveis no site da Associação das Rádios Públicas do Brasil, Arpub, foram destaque do Simpósio Internacional de Contadores de Histórias.
Criada pelo grupo Mosaicos, integrado pelas atrizes Maria Coelho, Luciana Zule e pelo músico Rui Garrido, a série Contos Cascudos, foi vencedora do edital 2010 do I Prêmio Roquete-Pinto de fomento à produção de programas radiofônicos, categoria infanto-juvenil. O desafio do trio era pesquisar novas formas de narrativas onde a música surgisse não apenas como trilha, mas conduzindo as histórias.
Entre o tempo de pesquisa, criação de roteiros e produção dos programas, Maria, Luciana e Rui levaram dois meses. Pesquisando narrativas sonoras, descobriam possibilidades de utilização de efeitos a partir de diferentes instrumentos de percusão e entraram em contato com a linguagem do rádio.
“Rudi pesquisou a música de cada região onde se passam as histórias, aprendemos muitas coisas e tudo isso refletiu num crescimento para o grupo, o que só contribuiu para enriquecer nosso trabalho como contadores de histórias”, revela Maria Coelho.
A série
Contos Cascudos é uma série de 24 programas com a duração de 15 minutos apresentada pela tartaruga Ajapá. A viajante milenar, cujo nome no dialeto Yorubá singifica “aquela que percorreu o mundo inteiro“, compartilha com os ouvintes dos programas histórias de todas as partes do planeta. Lendas indígenas, contos populares brasileiros, fábulas, mitos gregos e contos africanos.
“Ajapá deixa para seus amigos contadores a gostosa tarefa de repartir com o público as histórias do mundo, sempre acompanhadas de uma boa música”, dizem os atores.
Dentre os amigos da tartaruga contadora de histórias estão, além dos próprios integrantes do grupo Mosaicos, os Tapetes Contadores de Histórias, Augusto Pessoa, Suzana Nascimento, Francisco Gregório Filho, Gabriel Santa’nna e músicos como Murilo Alves Helder Parente, Vítor Dassle e Rodrigo Ferreira.
Momentos Cascudos
Parabéns, queridas! Grande trabalho o de vocês! Sucesso.