“A leitura é um barco que me ajuda a navegar pelas águas da imaginação”. Com essa frase, Sofia Martins de Azevedo, 10 anos, define o que representa o ato de ler na sua infância. Leitora voraz, ela já perdeu a conta de quantos textos já visitou.
Lendas do Brasil está entre seus livros preferidos. Para ela, tudo que tem mitologia, fantasia, mistério e emoção desperta sua curiosidade. “Gosto muito da lenda da vitória-régia porque é muito bonita, me impressiona muito, também gosto do Saci, do Curupira”.
Na escola, ela costuma visitar a biblioteca e pegar livros emprestados. Em casa, a sua mãe, que é professora universitária, faz a sua parte, ao cultivar o hábito da leitura, até mesmo de textos de autores estrangeiros. Para Sofia, O gigante egoísta e o príncipe feliz, contos de Oscar Wilde voltados para criança, têm uma presença forte no seu imaginário.
Na mesma medida em que gosta de ler, Sofia também inventa histórias, quase sempre na linha do mistério e da surpresa. Alguns textos já estão guardados na gaveta e ela admite que ser escritora pode ser um acontecimento possível no futuro.
Parabéns! minha filha, estou encantado com suas descobertas. Continue assim, Papai te ama muito.
Puxou tanto à mãe quanto à tia, kkkkkkkk, principalmente no tocante a se deixar fascinar por mitologia.Continue no bom caminho, lindinha!