Carlos Drummond de Andrade é o homenageado da Flip 2012 e tema de exposição
Por Ana Liz Justo – Fonte: Site Flip
Neste aniversário de 10 anos da Flip, a Associação Casa Azul realiza junto com a Fundação Roberto Marinho e em parceria com a Casa da Cultura de Paraty, a exposição “Faces de Drummond”, que explora a obra e a vida do autor homenageado deste ano.
A exposição combina uma abordagem cronológica e temática, mostrando a trajetória do autor e suas contradições, trazendo textos inéditos e utilizando a tecnologia à favor da literatura, através de recursos áudio-visuais que certamente contribuirão para atrair a atenção do público mais jovem.
Nesta terça-feira a professora de literatura e coordenadora da Flipinha e da FlipZona, Gabriela Gibrail, esteve na Casa da Cultura acompanhada do coordenador curatorial da Flip Miguel Conde, e do cenógrafo Alvaro Razuk, para conversar com a equipe da Casa e capacitar os monitores que estarão guiando os visitantes pela exposição. Durante a conversa, os profissionais explicaram aos jovens um pouco sobre a obra e as referências de Carlos Drummond; Gabriela leu poemas e pediu aos monitores que também os lessem, para que assim criassem vínculos com aquilo que apresentarão. Ela ressaltou ainda a importância da relação de Drummond com a questão do território e os valores de sua terra, que é exatamente o que a Associação Casa Azul busca estimular durante todo o ano, exaltando a cultura paratiense. Para finalizar, Gabriela lembrou que a escolha do autor como homenageado da décima edição da Flip não poderia ser mais acertada, já que foi ele próprio quem assinou o tombamento de Paraty.
Uma das coisas mais bacanas sobre esse projeto é que seus frutos não acabarão junto com a Flip. Faces de Drummond ficará em exibição na Casa da Cultura pelos próximos quatro meses, o que possibilitará a todos que não puderem comparecer durante esses quatro dias de evento – seja por estarem trabalhando nos bastidores, ou simplesmente para aqueles que visitarem a cidade depois da Festa – que tenham a chance de vivenciar essa incrível mostra e conhecer mais sobre a vida e a importância da obra de Carlos Drummond de Andrade como patrimônio cultural brasileiro.
A Casa da Cultura fica na Rua Dona Geralda, 177, no Centro Histórico de Paraty.
Deixe um comentário