Biblioteca móvel visita crianças nas férias

Ideia surgiu em São João da Boa Vista com grupo de 62 educadores

Maria Eduarda é uma das frequentadoras assíduas da biblioteca / Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV

Fonte do Texto: Do G1 São Carlos e Araraquara
Uma ação itinerante de incentivo à leitura está colorindo de histórias as férias de crianças do município de Vargem Grande do Sul, em São Paulo.
Lançado no ano passado em São João da Boa Vista (SP), o Projeto Biblioteca Móvel percorrerá várias cidades da região.

Rosângela Nogueira,coordenadora do projeto, diz que toda criança se envolve com uma historia bem contada. “Quando você chega como livros novos, bonitos, com os contadores, é instantâneo e a magia acontece”, relata.
acontece”, relata.

Ilustrações simples ou mais elaboradas também atraem o interesse pelo conhecimento. De acordo com a coordenadora, o desejo pela cultura está dentro de cada um e só precisa ser despertado.
Quem é estimulado, sempre corresponde. O estudante Sérgio Henrique Pereira Filho, de 10 anos, diz que desde que aprendeu a ler tomou gosto pelos livros.Maria Eduarda Cornelio, de 7 anos, é uma das frequentadoras assíduas da biblioteca móvel. Segundo a mãe dela, a dona de casa  Fernanda Aparecida Cornelio, depois que filha começou a ler ela melhorou a atenção e o comportamento. “Ela gosta de ler e já se imagina dentro das histórias. Ela também está mais calma, mais tranquila”, conta.

 Objetivo
Além de incentivar crianças, os educadores também querem que os pais comecem as ler.
A ideia da biblioteca móvel surgiu em 2012 por um grupo formado por 62 educadores de São João da Boa Vista (SP), Aguaí (SP) e Casa Branca (SP) apaixonados por leitura.

Uma campanha estimulou a população de São João e região a doar livros, em especial os que tivessem conteúdo de histórias, contos, lendas e fábulas.

Após a arrecadação de mais de 1.500 exemplares, a biblioteca móvel percorreu algumas praças da cidade e zona rural de Águas da Prata e agora oferece o seu conteúdo aos moradores de Vargem Grande do Sul.