Diário de experiências da Oficina de Escrita com jovens de Passo Fundo (RS), estudantes da Escola Estadual Joaquim Fagundes dos Reis
Texto: Claudia Lins – Fotos: Cássio Borges – Apoio: Pro Daise
SEGUNDA-FEIRA 23 de Abril de 2018
Nosso primeiro encontro foi marcado por conexões e sentimentos.
O MEU DUPLO AUTOR
Com esse jogo literário experimentamos diferentes textos de Literatura Infantojunil.
Foi um tempo breve, cada um fez sua leitura silenciosa e depois de sentir as palavras, leu em voz alta. Ao final da leitura, o leitor falava o nome do seu autor e se juntava ao outro que tinha uma fatia de texto do mesmo autor. E assim se formaram as duplas.
TROCAS CRIATIVAS
Em duplas exercitamos a criação oral. Um era o contador e o outro, o ouvinte. Alguns optaram por criar juntos. A partir de palavras e situações disparadoras, contamos ou inventamos histórias.
Depois apresentamos ao grande grupo, sendo o ouvinte, aquele que recontou e deu seu tempero especial ao enredo. E foi surpreendente perceber as conexões que muitos fizeram com FAMÍLIA, SENTIMENTOS e SONHOS.
PROCESSO CRIATIVO
Falamos sobre a criação literária como um caminho para a experimentação de possibilidades, cruzamos olhares e os universos de leitura e escrita. Assistimos dois vídeos dos autores Jonas Ribeiro (SP) e Tiago Amaral (AL), que falaram sobre seus processos criativos.
POSTAIS VIRAM HISTÓRIAS
Lendo as imagens/ilustrações sem saber a qual história pertenciam, criamos em dupla, breves narrativas para aquelas cenas ilustradas.
Descobrimos a CAIXA MÁGICA DE PALAVRAS e a recheamos com mais de 100 palavras.
Voltamos para casa com um DESAFIO CRIATIVO que se tornará real em breve.
Deixe um comentário