Marcel Henrique Leite
No final da tarde dessa quarta-feira, 23, foi dado início ao I Festival de Cinema Universitário de Alagoas, na cidade de Penedo. A solenidade de abertura contou com a participação da reitora Ana Dayse Dorea, do secretário de estado da cultura Osvaldo Viégas, representantes acadêmicos, além de ícones da produção audiovisual brasileira.
Um dos temas expostos e discutidos pelos componentes da mesa foi o incentivo à produção cinematográfica alagoana e como eventos do porte do I Festival de Cinema auxiliam na formação de novos cineastas e produtores audiovisuais. “É necessário que eventos assim aconteçam com uma maior frequência justamente para que a produção audiovisual cresça e atinja um maior número de pessoas”, afirmou Henrique Oliveira, Presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas de Alagoas (ABD&C-AL), Diretor Artístico-Comercial da Panan Filmes.
Mesmo tendo como foco principal da solenidade a discussão audiovisual, o ápice da abertura foi, na verdade, o momento da cessão da posse de um terreno para a ampliação da estrutura física do polo universitário de Penedo. “Sabemos da necessidade da ampliação e da modernização de nossos campi, tanto no interior como na capital. Com isso, destacamos a importância da união entre governo e universidade para que isso seja realizado, disse a reitora Ana Dayse Dorea.
A festividade teve ainda a presença da consagrada atriz Alice Braga e de seu pai, o produtor audiovisual e diretor Ninho Moraes. Todos os presentes puderam assistir, logo após as falas dos componentes da mesa inaugural, ao último filme interpretado por Alice, o longa “Cabeça a Prêmio”. Destacam-se na plateia representantes de instituições de cinema, como João Batista Pimentel e Sáskia Sá (presidente e vice-presidente do Congresso Brasileiro de Cinema), Cynthia Falcão (coordenadora de formação do Centro Audiovisual Norte e Nordeste, Canne) e Graziele Ferreira, coordenadora do Núcleo de Produção Digital de Aracaju).
No encerramento da primeira noite, houve a abertura da Mostra Competitiva. Os filmes O cão, Água Barrenta, Do amor e outros crimes e Viagem à lua foram exibidos e levados à votação do júri popular. Todas as noites, até sábado, serão distribuídas cédulas de votação para que o público dê sua opinião sobre o melhor filme.
Deixe um comentário