Aquarelas de Ruth

O lançamento do documentário Aquarelas (15min.), sobre a vida e a obra da escritora Ruth Quintella, reuniu uma plateia de mais de 200 pessoas no Cine Sesi. Dirigido pela jornalista Lúcia Rocha, o roteiro foi premiado no edital de Audiovisual da Secretaria de Estado da Cultura em 2010. Com a produção do estúdio Eduardo Vaz, o filme consegue revelar toda a história de amor dessa renomada escritora pela literatura infantil.

Construído na relação entre a obra da autora e as transformações urbanas de Maceió,  o roteiro conta com o depoimento de professores, familiares e artistas sobre diferentes aspectos dos livros de Ruth que estão em pleno diálogo, no plano ficcional, com as mudanças pelas quais a cidade vem atravessando. Um dos temas bem recorrentes na sua obra é a defesa do meio ambiente, seja no resgate da memória, como pode ser visto no livro Gogó da Ema, seja nos riscos enfrentados pelos animais, como revela Gueguê e Jojó no manguezal. A professora de literatura Heloísa Melo ressalta na sua fala esse aspecto, deixando bem clara a relação sentimental da autora e os enredos dos livros com sua cidade natal.

Elenco infantil do documentário

Além das falas, dois recursos do documentário chamam a atenção. Um deles é a utilização de desenhos de computação gráfica tanto na abertura como em algumas passagens do filme, que acentua o caráter de contemporaneidade  presente na trajetória da escritora, o outro diz respeito ao emprego de cenas com brincadeiras infantis na linha de docudrama, fazendo a intercessão da infância como elemento de permanência entre o passado e o presente da cidade.

Apesar de ter sofrido recentemente um acidente doméstico, Ruth Quintella fez questão de discursar em pé e, na sua fala, ressaltou a importância da educação como ferramenta para o incentivo à leitura. Ela relembrou as influências que recebeu durante a infância, tanto na escola, pela atuação da tia Maroca, bem como na família, com a presença da sua tia, também educadora, Irene Garrido.  Essa bagagem cultural adquirida na primeira fase da vida vai repercutir na sua carreira que inclui a produção de mais de 10 livros infantis e a manutenção do projeto Leva e traz, voltado ao empréstimo de livros e a contação de histórias, todas as quintas-feiras, para crianças de escolas vizinhas à sua residência.

Para Lúcia Rocha, durante sua fala emocionada, “produzir o documentário foi a realização de um sonho”. Há muitos anos, desde o dia em qua entrevistou a autora enquanto atuava na redação de um jornal, a jornalista alimentou a vontade de produzir um trabalho mais complexo sobre a atuação de Ruth Quintella. Com o edital, veio a possibilidade de realização que se somou à contribuição de empresas apoiadoras, amigos e familiares, alguns com participação no elenco.

 

FOTOS: Veja como foi a noite de estreia do Documentário!