O livro “DINOS HAICAIS Outros Poemas e Animais” foi tema de exposição no projeto Escola Aberta, realizado pelo Colégio Santos Anjos, em Joinville, Santa Catarina. Escrito por Elizabeth Fontes e ilustrado por Renato Lins, o título foi transformado por estudantes dos 4ºs anos em possibilidades criativas com interdisciplinaridade a conteúdos das áreas de Literatura e Português.
A culminância do projeto, no sábado, 06 de julho, foi aberta a comunidade escolar e contou com a exposição produzida por estudantes e professores, evento aberto a pais e familiares. As turmas puderam exibir dinossauros criados a partir de materiais recicláveis. Para cada DINO foi confeccionada uma ficha de identificação, contendo nomes, características, habitat da respectiva espécie, e curiosidades sobre sua alimentação, comportamentos e personalidades. Um dos dinossauros foi batizado com o nome de “BethSaura Rex Fontes”, e possuía um coração pulsante iluminado por lâmpadas de led, o que divertiu e deixou bastante emocionada a autora Elizabeth Fontes. Os estudantes ainda produziram livros artesanais com narrativa visual contando as aventuras de seus novos amigos DINOS🦕.
Projetos literários valorizam criativos de Joinville
“DINOS HAICAIS Outros Poemas e Animais”, livro produzido por Mundo Leitura, foi adotado no ano letivo de 2024 especialmente para privilegiar os estudantes com a oportunidade de vivenciarem uma obra de autoria local. A iniciativa do colégio visa oportunizar o encontro entre leitores e escritores residentes em Joinville, enriquecendo os processos de leitura e pesquisa, assim permitindo a realização de encontros presenciais onde os criativos tem a oportunidade de conversar com os estudantes a respeito de seus processos de produção.
Primeiro, os estudantes leram o livro no primeiro semestre do ano, depois foram desafiados a ampliar as descobertas feitas a partir da leitura. Antes do sábado destinado ao “Escola Aberta”, a autora Elizabeth Fontes participou de um encontro com as turmas que leram a obra, oportunidade em que conversaram sobre suas impressões, ela contou como acontece a criação de seus poemas e histórias, respondeu a diversas perguntas, tirou fotografias e realizou uma sessão de autógrafos.
Ao promover projetos literários que provocam a interação criativa de seus estudantes, levando os resultados dessas descobertas a toda comunidade escolar, educadores e famílias permitem que se criem vínculos afetivos entre leitores e o objeto livro. O livro ilustrado deixa de ser tema de discussões exclusivamente pedagógicas para se transformar numa janela para um mundo de novas descobertas. Demonstrando que o poder da leitura vai além do universo escolar. É uma experiência que ficará para sempre, entre as lembranças afetivas que os estudantes levarão dos momentos mais significativos de sua jornada na escola.
ESCOLA ABERTA com DINOS HAICAIS – Veja fotos da exposição!