No mês em que se comemora a Consciência Negra em todo o Brasil, dois livros infantojuvenis protagonizados por crianças negras e produzidos por editoras alagoanas foram o destaque do projeto Ler é Brincar São Paulo, que aconteceu na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista e comemorou o lançamento dos títulos Zumbi passou por aqui e Na Minha Cidade. Produzidos por Griô Editora e Mundo Leitura, os títulos carregam o simbolismo e o propósito de promover o protagonismo negro na produção de livros para infância e Juventude (LIJ).
Desta vez a data escolhida para o Ler é Brincar São Paulo celebra o herói Zumbi dos Palmares, importante símbolo de resistência ao ideal de liberdade e consciência negra, movimento quilombola surgido em Alagoas e irradiado para todo Brasil. “Nosso desejo é ver meninos e meninas afro-brasileiros identificados com uma literatura que dialogue com sua beleza, a diversidade de sua cultura, os diferentes tons de sua pele e o pluralismo de temas que possam inspirá-los”, explica Claudia Lins, editora e autora de livros infantojuvenis, idealizadora do Ler é Brincar, uma ação de incentivo à leitura que circula o Brasil em formatos diversos.
Zumbi passou por aqui, produzido por Griô Editora, narra as aventuras da menina Carolina em busca da memória de Zumbi dos Palmares, herói de quem ouviu contar incríveis histórias. Os personagens protagonistas do livro homenageiam brasileiros notáveis, a exemplo da escritora best-seller Carolina Maria de Jesus. Escrito por Manayó Claudia Lins e ilustrado pelo alagoano Breu da Selva, o livro foi inspirado em legados de vida que continuam a empoderar gerações para sonhar o futuro com coragem. Uma obra contemplada com recursos dos editais culturais da Lei Paulo Gustavo, no Edital nº 18/2023, Concurso Literário Nádia Fernanda Maia Amorim, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa do Estado de Alagoas.
Sobre o projeto Ler é Brincar
Iniciativa de circulação literária que acontece em livrarias, bibliotecas, salas de leitura e espaços públicos, coordenada pela editora alagoana Mundo Leitura, o Ler é Brincar viaja o Brasil com o desejo de aproximar as pessoas do objeto livro por meio das brincadeiras, dos jogos literários e das oficinas criativas. A última edição realizada na cidade de São Paulo, aconteceu um ano antes da pandemia. A programação da edição 2024 prevê o lançamento de três livros e uma oficina criativa de colagem poética com a ilustradora Maíra Mendes, onde crianças poderão brincar de criar a sua própria cidade. A oficina é inspirada no livro Na minha Cidade, escrito por Andreza Félix, cuja narrativa visual passeia por monumentos e lugares de São Paulo.
Cidades e Infâncias
Protagonizado por um menino negro, o livro Na Minha Cidade, publicado pela editora maceioense Mundo Leitura, escrito por Andreza Félix e ilustrado pela paulistana Maíra Mendes, revela belezas e contrastes de uma grande cidade vistos pelo olhar infantil. A narrativa visual ambientada em São Paulo ganha dimensões de encantamento ao ser descrita por uma criança. “É através do olhar desse menino preto que o leitor vai descobrir a cidade e é interessante a perspectiva de que nem sempre está incluído em tudo o que a cidade tem a oferecer, mas que ainda assim consegue ver beleza e abundância no que ela representa. Sabemos que as cidades são compostas de diversidades, mas precisamos transformá-las em espaços que garantam infâncias felizes”, diz a autora.
Com vários livros publicados para infância e juventude, Andreza Félix é pedagoga, professora e bibliotecária. Sua literatura propõe a representatividade negra tanto na autoria quanto na narrativa visual como forma de devolver produtos culturais inspiradores aos quais não teve acesso quando era criança. “O protagonismo negro em meus livros é marcante, e eu considero naturalizar essa presença em lugares diversos muito importante para que todas as crianças possam entender a inclusão dessa etnicidade num lugar de lazer, de fruição e de verdadeira presença”.
Descubra os livros do Ler é Brincar São Paulo
Na Minha Cidade – O menino observa as luzes brilhantes da cidade, fascinado pelo vaivém das pessoas, por prédios gigantescos e pelo trânsito que nunca para. A cidade grande é um lugar onde os medos e as dúvidas das crianças se misturam com os sonhos de todos que vivem ali. Este livro é um convite a pensar nas nossas vivências e em como elas nos ajudam a encontrar o nosso lugar no mundo. Uma história onde cada esquina revela um novo segredo em uma aventura cheia de descobertas. 32 páginas, Andreza Félix e Maíra Mendes, Mundo Leitura.
ZUMBI passou por aqui – A menina Carolina sonha com o herói de quem ouviu contar incríveis aventuras. Seguindo por um fio cumprido de história saiu por aí perguntar: você viu Zumbi passar por aqui? No tempo das realidades sonhadas esta obra de ficção se inspirou em personagens reais para contar uma poética história de liberdade. 44 páginas, Manyó e Breu da Selva, Griô Editora.