Neste espaço virtual pensado para divulgar o valor real da leitura em nosso cotidiano, nos lançamos à tarefa de descobrir o maior número de acontecimentos, inovações e experiências em torno do ato de ler.
Livro, palavra mundo. Para percorrer esse universo de infinitas possibilidades, aceitamos transpor os limites geográficos, as diferenças culturais e tecnológicas para enxergar em diferentes ângulos a influência do texto escrito e falado no dia-a-dia das pessoas. Seja em casa, na escola, nos espaços culturais, em qualquer situação, a leitura se mostra imprescindível para as relações humanas.
Em cada post, buscaremos fazer links entre literatura e áreas afins como a educação e as artes. Projetos educativos, ações em diversos segmentos artísticos e lançamento de propostas inovadoras podem conter nas suas linhas e entrelinhas processos de leitura. Com lentes de aumento, nos propomos a selecionar um conteúdo que represente de modo diversificado essas possibilidades de conexão.
Para tamanha tarefa, somos duas jornalistas, autoras de livros, que decidiram abraçar a missão de divulgar e incentivar à formação de novos leitores num lugar onde reina o analfabetismo; onde parte das bibliotecas é usada, tragicamente, como depósito de livros ou como lugar de punição para criança e jovem mal comportado; onde não existe legislação para motivar a produção e circulação dos produtos literários.
Mas virando pelo avesso essa realidade, somos duas leitoras vorazes, que acreditam no poder de transformação da leitura, enraizadas num lugar de onde saíram, como por encanto, personagens que entraram na história da literatura brasileira – Graciliano Ramos, Jorge de Lima, Breno Accioly, Lêdo Ivo; onde surge a cada ano uma leva de novos escritores; onde pessoas anônimas, apaixonadas por livros, fazem a diferença nas ruas, praças, pátios e grotas onde tiver pelo menos alguém disposto a ouvir uma história.
Mundo Leitura é uma janela aberta para todos os leitores e leitoras dispostos a interpretar o mundo.